OBJETIVO GERAL
Construir o significado de número natural por meio dos conhecimentos matemáticos em suas diferentes representações no contexto histórico, social e cultural como forma de compreender e transformar o mundo a sua volta e resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, bem como fazendo uso da linguagem oral e escrita e estabelecendo relações entre elas.
1°. BIMESTRE (FEVEREIRO / MARÇO / ABRIL)
Expectativas de Aprendizagem:
· Identificar e reconhecer as figuras planas e sólidos geométricos;
· Fazer comparações de grandezas;
· Comparar distâncias;
· Situar-se no espaço em relação aos outros e aos objetos que o cercam;
· Fazer agrupamentos que envolvam comparações, contagens, medidas e códigos numéricos;
· Interpretar e desenvolver noções de escritas numéricas, levantando hipóteses sobre elas com base na construção e observação de tabelas e conjuntos, utilizando-se da linguagem oral, de registros informais e da linguagem matemática.
Orientações Didáticas:
· Maior/Menor;
· Alto/Baixo;
· Comrpido/Curto;
· Grosso/Fino;
· Largo/Estreito;
· Lonfe/Perto;
· Na Frente de /Atrás de;
· Entre;
· Em Cima/Embaixo;
· Direita/Esquerda;
· Agrupamentos;
· Correspondências Bionívucas,
· Figuras Planas;
· Sólidos Geométricos;
· Tabelas;
· Revisão.
Intervenções Didáticas:
· Oferecer situações para que o aluno redescubra formas, relações e regras reforçando os conceitos com atividades concretas e siginificativas, tais como: sucatas, blocos lógicos, barbantes, materiais do universo escolar, figuras, desenhos, recortes e colagens e tabelas.
Habilidades e Competências:
· Desenvolver a percepção das diferenças, formas, vizinhanças, proximidades e senso numérico.
Avaliação:
· Refletir e perceber o espaço que ocupa em relação aos outros, aos objetos e situações que o cerca a partir das descrições orais, construções, representações e formas pessoais de registro para comuniciar informações coletadas.
2°. BIMESTRE (MAIO / JUNHO / JULHO)
Expectativas de Aprendizagem:
· Conhecer e compreender a origem dos números e relacionar sua invenção com as necessidades da civilização humana, bem como que os algarismos são símbolos criados pelo homem para representar quantidades;
· Reconhecer números em situações cotidianas;
· Realizar a contagem dos elementos de um grupo e representá-la simbolicamente (de 0 a 9);
· Ler, escrever, comparar e ordenar números de 0 a 9;
· Contar quantidades que lhes são apresentadas e representar essas quantidades com algarismos;
· Escrever, ler e usar adequadamente os numerais ordinais como indicadores de posição.
Orientações Didáticas:
· Como surgiram os números;
· Algarismos de 0 a 9;
· Comparar e identificar os numerais de 0 a 9 (<>/ = e ≠);
· Sequência Numérica (crescente e decrescente);
· Correspondência Numérica;
· Leitura e Escrita Numérica;
· Numerais Ordinais (do 1°. ao 9°.);
· Tabelas/Gráficos
· Revisão.
Intervenções Didáticas:
· Propiciar atividades em que haja contagem de rotina, como cantigas, jogos, entre outros para identificar o nível de conhecimento do aluno a partir do patamar em ele se encontra;
· Explorar a sequência numérica de material manipulado de contagem (palitos, tampinhas, grãos, etc..), as noções: muito; pouco; nenhum e um;
· Construir tabelas por meio de pesquisa em sala de aula, escola e família para desenvolver noção do acréscimo sucessivo de um elemento (comparação e quantidade).
Habilidades e Competências:
· Que o aluno seja capaz de observar, comparar e classificar a estrutura da idéia de número e à formação do conceito de medida por meio de registros de contagem, evidenciando assim, a importância da Matemática em vários momentos de nossa vida.
Avaliação:
· Estabelecer conexões entre os conhecimentos já cosntruídos em relação aos que precisa aprender.
3°. BIMESTRE (AGOSTO / SETEMBRO)
Expectativas de Aprendizagem:
· Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo as idéias de juntar e acrescentar;
· Formular hipóteses sobre a escrita numérica pela identificação da posição ocupada pelos algarismos;
· Construir os fatos fundamentais da adição;
· Identificar regularidades na sequência numérica para nomear, ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até 99;
· Reconhecer as características do sistema de numeração decimal como base e valor posicional;
· Efeturar adições por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais;
· Organizar os dados numéricos de uma pesquisa simples por meio de tabelas (gráficos);
· Interpretar tabelas e gráficos de colunas na resolução de situações-problema.
Orientações Didáticas:
· Fatos Fundamentais da Adição;
· Adição na linha numérica;
· Sistema de Numeração Decimal;
· Par e ímpar;
· Decomposição dos Números Deciamis;
· Adição com três parcelas;
· Sequência Numérica de 0 a 50;
· Números Vizinhos (antecessor e sucessor);
· Números ordianais (de 1°. ao 20°.);
· Leitura e Escrita Numérica de 0 a 50);
· Adição com Reagrupamento (de 2 em 2/ de 3 em 3/ de 4 em 4.... de 10 em 10);
· Idéias de Multiplicação;
· Resolução de Problemas envolvendo a adição e idéias de multiplicação;
· Tabelas/Gráficos;
· Revisão.
Intervenções Didáticas:
· Oferecer diversas situações-problema para que o aluno associe adição a situações de juntar e acrescentar, bem como relacionar às idéias de multiplicação por meio de registros como: desenhos representativos, figuras, descrita oral, materiais concretos e significativos como: palitos, material dourado, tampinhas, jogos, brincadeiras, etc..
Habilidades e Competências:
· Que o aluno seja capaz de refletir o próprio pensamento e comunicar uma idéia, uma descoberta, um fato, uma regra;
· Que por emio das soluções de situações-problema o aluno saiba interpretar, reproduzir, ampliar, planejar, esquematizar e formular situações e descrever procedimentos usuais no dia-a-dia.
Avaliação:
· Verificar se o aluno consegue escolher uma estratégia apropriada para resolver um problema e se interage com difierentes modelos matemáticos.
4°. BIMESTRE (OUTUBRO / NOVEMBRO / DEZEMBRO)
Expectativas de Aprendizagem:
· Analisar, interpretar e resolver situações-problema, compreendendo as idéias de tirar, comparar e completar;
· Construir os fatos fundamentais da subtração;
· Utilizar estratégias pessoais de cálculo mental;
· Efeturar subtrações por meio de estratégias pessoais e técnicas convencionais;
· Fazer estimativas para avaliar a adequação de um resultado;
· Efeturar a subtração sem ou com reagrupamento (minuendo e subtraendo menores que 100);
· Reconhecer e efetuar leitura de horas;
· Reconhecer diferentes instrumentos para medir (comprimento, massas e líquidos) e a importância de seus usos;
· Interpretar tabelas e gráficos para a resolução de situações-problema.
Orientações Didáticas:
· Fatos Fundamentais da Subtração;
· Subtração na linha numérica;
· Sistema de Numeração Decimal;
· Comparar e Oredendar números até 100;
· Leitura e Escrita Numérica de 0 a 100 fazendo uso também de símbolos;
· Medidas de tempo;
· Medidas de capacidade;
· Medidas de Comprimento;
· Medidas de Massa;
· Problemas envolvendo a sutração e a adição;
· Idéias de Divisão;
· Revisão.
Intervenções Didáticas:
· Oferecer diversas situações-problema para que o aluno associe a subtração a situações de tirar, comparar e completar, bem cmo relacinoar às idéias de divisão por meio de registros como: desenhos representativos, figuras, descrita oral, materiais concretos e significativos como: palitos, material dourado, tampinhas, jogos e brincadeiras, et..
Habilidades e Competências:
· Que o aluno seja capaz de aplicar cálculo mental recorrendo a outros procedimentos diferentes das técnicas operatórias por meio de registros e linguagem oral.
Avaliação:
· Verificar por meio dos conteúdos trabalhados intervenções pedagógicas e interações nas aulas se o aluno consegue organizar seu pensamento no desenvolvimento do raciocínio lógico através de situações-problemas aplicadas ao cotidiano.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BIGODE, Antônio José Lopes; GIMENEZ, Joaquim. Matemática do Cotidiano e suas Conexões. 1ª. ed. São Paulo, FTD, 2005. v. 1.
BONJORNO, José Roberto; BONJORNO, Regina Azenha. Matemática Pode Contar Comigo. São Paulo, FTD, 2005. v. 1.
BRASIL. Parâmetros Curriculares de Matemática. Brasília, Ministério da Educação e da Cultura, 1997.
MIANI, Marcos. Matemática.1ª. ed. São Paulo, Do Brasil, 2005. v. 1.
REVISTA NOVA ESCOLA. São Paulo. Editora Abril.
SANCHEZ, Lucília et alii. Fazendo e Compreendendo Matemática. 4ª. ed. Reformulada. São Paulo. Saraiva, 2006. v. 1.
SOUZA, Andréia et alii. Matemática Primeiros Passos. 1ª. ed. Arujá. São Paulo, Giracor, 2008.
1 comentários:
Simplesmente sensacional!!!
Adorei conhecer este blog!!!
Vou sempre passar por aqui!!!
Postar um comentário
Deixe seu comentário: