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quarta-feira, 10 de junho de 2009

O DESAFIO DE APAIXONAR-SE

O GRANDE DESAFIO DA EDUCAÇÃO HOJE


Não existe somente um desafio, mas sim um conjunto deles, de situações que desafiam a todos nós, envolvidos com Educação em nosso país. Para buscarmos o efetivo sucesso na aprendizagem, um passo relevante é melhorarmos nossas potencialidades de mediação pedagógica. Isso é fundamental. Discutindo e pesquisando, de modo contínuo, o que é aprender e o que é ensinar: o grande desafio do sujeito educador hoje está na confirmação de sua importância social como agente de transformação. A meu ver, essencial é a sociedade como um todo se tornar educadora, envolvendo-se de corpo e alma com as questões educativas. Sozinhos, como profissionais de Educação e Saúde envolvidos com a dinâmica da aprendizagem, nós não podemos muita coisa, mas com um contrato social amplo, onde setores sociais distintos se envolvam, poderemos fazer mais do que estamos fazendo. Educação num país como o nosso deveria ser tema de primeira grandeza, valor maior a ser respeitado, meta de todos para a construção de tempos e espaços onde a emancipação humana possa acontecer a partir da Educação. Ao olharmos com mais criticidade nossa realidade, observamos absurdos imensos em nossa política, sociedade, vida enfim. Em muitos momentos, parece que chegamos ao fim e que não é possível vislumbrarmos nenhuma alternativa, que nada poderemos fazer. Lembro-me agora de uma linda frase de Dom Helder Câmara que pode alimentar nossa utópica caminhada: “Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes”.Talvez um ‘surto’, em altíssimo grau, de Paixão pela Educação, por nossas Escolas, por nossos Aprendentes, por nossos Ensinantes, possa gerar novas ousadias em nossos movimentos de seguir em frente, apesar da complexa realidade de nosso tempo. O desafio maior é o de apaixonar-se! Apaixonar-se perdidamente pelo trabalho, pela pesquisa permanente pela magia da aprendizagem, que é a magia da própria Vida”.

Autor: Entrevista com João Beauclair (autor do livro “Me vejo no que vejo: o olhar na práxis educativa psicopedagógica”) para a Revista Direcional Educador, Junho/09.

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