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segunda-feira, 22 de março de 2010

COMO INTERPRETAR DESENHOS INFANTIS

O significado dos

Desenhos Infantis

Fomentar o desenho nas crianças significa favorecer a sua aprendizagem, diverti-las, conhecer melhor a sua evolução, o seu caráter e como se sentem em cada momento. Sobretudo é fundamental quando a criança não sabe ainda muito bem como expressar-se.

Desde o momento em que o recém nascido abre os olhos para a vida, rodeia-o um mundo de cor. Brancos e negros para começar, e a seguir vermelhos, amarelos, laranjas, rosas, violetas, todo o arco íris brinca com a criança, repartindo-se entre os lençóis e o berço, os brinquedos e a roupa. Inconscientemente inundamos de cor o quarto do bebê. Começamos assim a abrir-lhe a porta que dá passo ao mundo da criatividade e da fantasia.

Tudo isto contribui para a gestação do seu modo de expressão, fundamental nos primeiros anos, e chegará um dia, quando tiver os seus dois anos, em que apenas seja capaz de segurar o lápis, em que um impulso vital levará a criança a deixar sobre o papel (mas não só) a sua marca A criança iniciou-se no desenho, e a sua evolução ajudar-nos-á a conhecê-la ainda melhor.

Existe um sem número de materiais, de presentes obrigatórios que devemos oferecer aos menores sempre que seja possível. Papel, pintura para pintar com os dedos, têmperas, lápis de cera e marcadores grossos enquanto são pequenos, deixando os lápis para mais tarde. Deixemos que pintem com os dedos - as mãos e o corpo são o melhor meio de que dispõem para se expressarem livremente. Devemos ser prudentes com a interpretação dos rabiscos infantis, e não conferir uma importância excessiva ao seu sentido.

Os desenhos das crianças permitem-nos conhecê-las e ajudá-las na difícil tarefa de crescer e de aprender o que é o mundo. Através deles as crianças expressam as suas preocupações e os seus sentimentos mais íntimos. Os seus desenhos contam-nos tudo. Quando as crianças são pequenas, a sua linguagem gráfica é muito mais rica e expressiva do que o que lhes permite a sua linguagem oral precária. Querem descobrir-se perante nós, assenhorear-se do mundo. Para ajudá-las, nada melhor do que convidá-las a desenhar.

Com um pouco de intuição e umas pautas muito simples, podemos interpretar o que querem dizer com os seus desenhos. Entre todos os temas possíveis, o da família é o que melhor reflete o mundo em que as crianças se movem, e onde centram as suas vivências. É o tema do desenho infantil mais comum e mais representativo.

PAUTAS QUE AJUDAM A INTERPRETAR OS DESENHOS:

1) A criança começa por desenhar a personagem que mais valor tem para ela, colocando-a à esquerda. Esta é a figura maior, perfeita e detalhada.

2) Rejeição a algum membro da família: elimina a personagem do desenho, pinta-a menor ou pior que as restantes, colocam-a numa esquina, atrás da janela ou por baixo do resto da família.

3) Rabiscos suaves e curvas revelam uma criança feliz e contente.

4) Traços curtos, retos e angulares indicam que a criança não se encontra bem.

5) Borrões e manchas sobre as figuras indicam possíveis conflitos.

ETAPAS CRIATIVAS:

1) De 1 a 2 anos: rabiscos sem controlo, traços impulsivos e descontrolados.

Não pretendem significar nada.

2) De 2 a 3 anos: traço circular e controlado unido à voz da criança que nos explica o que é.

3) De 3 a 4 anos: aparecem os cabeçudos (cabeça e duas pernas) a eu vai depois acrescentando os olhos, a boca, as orelhas, o cabelo.

4) De 4 a 5 anos: pinta o que vê e o que deseja. Representa-se a si mesma.

5) De 5 a 7 anos: aperfeiçoa o traço e as formas, interessa-se pelas coisas que a rodeiam e retrata-as sobre o papel.

Autora: Rebeca Fernández Quintana

Fonte: http://www.imaginarium.pt/contenidos/contenido?metodoAction=detalleContenido&idContenido=643

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