2. BLOGOSFERA: O MUNDO DOS BLOGS
A Blogosfera, segundo a Wikipedia, é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura. Outros termos em uso incluem "Blogtopia", "Bloguespaço", "Bloguiverso", "Blogsilvânia" e "Bloguistão".
O termo "blogosfera" pode ser qualificado. Pode-se falar da "blogosfera lusófona", da "blogosfera de esquerda" etc.
O conceito de blogosfera é importante para a compreensão dos blogs. Os blogs eles mesmos são, essencialmente, apenas o texto publicado dos pensamentos de um autor, enquanto a blogosfera é um fenômeno social.
3. COMPONENTES DE UM BLOG
Blogueiro (português brasileiro) ou bloguista (português europeu) ou ainda blogger são palavras utilizadas para designar aquele que escreve em blogues. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera. No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog (devido a semelhança da data 31.08 com a palavra blog), que se propõe a promover a descoberta de novos blogues e de novos blogueiros.
Os artigos são conhecidos também como "post", a forma substantiva do verbo "postar", refere-se a uma entrada de texto efetuada num weblog/blog. As postagens são organizadas tradicionalmente de forma cronologicamente inversa na página, de forma que as informações mais atualizadas aparecem primeiro, ou colocada ao contrário, a postagem mais antiga aparece em primeiro, sendo opção do blogueiro. Um artigo deve seguir a temática proposta pelo blog e, embora permita uma enorme liberdade opinativa, seu conteúdo está sujeito às mesmas regras legais de outras fontes, de modo que seu autor pode vir a ser responsabilizado juridicamente por aquilo que escreve. Atualmente, a maioria dos blogs é compatível com o recurso de inserção de imagens, vídeos, áudio nos artigos.
O comentário é um recurso característico dos blogs como uma possibilidade de interação do visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos postados.
4. BLOGS EDUCATIVOS
Segundo a Wikipedia, os blogues educativos ou edublogues são publicações (quase sempre ordenadas cronológicamente), que levam vantagem sobre as home pages pela facilidade de criação, manutenção e publicação, já que atualmente não é necessário nenhum conhecimento em programação para criá-los e atualizá-los.
Além disso, os edublogues permitem a publicação de idéias em tempo real e possibilitam a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada. Sua principal característica são os textos que podem ser lidos e comentados, abrangendo uma infinidade de assuntos: diários, notícias, poesias, músicas, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir, desde que dentro de um contexto educacional ou pedagógico.
Como num veloz arquivo eletrônico, ele permite a abordagem de diversos assuntos, aumentando a interatividade com os visitantes, que passam a constituir uma comunidade. Ampliam-se assim, as possibilidades de um diálogo com outras formas de saber entre as diferentes disciplinas do conhecimento escolar. Os blogs podem ajudar a construir redes sociais, redes de saberes ou mesmo comunidades de aprendizagem.
Na educação, os blogs são uma excelente ferramenta para publicação de idéias. Esses diários eletrônicos são uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico.
Os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, bem como as demais atividades, podem ser registradas no blog, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os blogs são usados com o objetivo de desenvolver o hábito de registro e para divulgar boas iniciativas. São estratégias que visam dar a palavra aos estudantes e desenvolver a sua criatividade.
Todo o processo, desde escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os objetivos do blog, pode ser feito coletivamente. Também é possível fazer do blog um jornal da turma.
Os blogs são um espaço privilegiado para a organização de aulas, oficinas, pesquisas, onde se pode sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo (de alunos ou professores), constituindo um significativo processo de aprendizagem. A sua aplicação no cotidiano escolar pode ser na forma de blogs pessoais onde os alunos escrevem livremente, ou então, blogs voltados para os conteúdos abordados através da publicações de notícias, reportagem, pesquisas, histórias, debates ou através da criação de textos.
5. ALGUMAS JUSTIFICATIVAS PARA USAR BLOGS COMO ATIVIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM
A web é uma ótima ferramenta para partilhar conhecimento;
*Escrever sobre algo implica reflexão e crítica, o que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem;
*Desenvolver a habilidade de gerenciar informação;
*Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento;
*Evitar o trabalho redobrado do docente. Uma vez publicado você só precisa se aperfeiçoar;
*Desenvolver o espírito de colaboração (aprender a conviver);
*Aprender a aprender.
A utilização de blogs na educação possibilita o enriquecimento das aulas e projetos através da publicação e interação de idéias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.
5.1. Para professores
Ø Desenvolvimento de projetos escolares;
Ø Trabalhos Multidisciplinares;
Ø Produção de material instrucional;
Ø Outras atividades.
5.2. Para alunos
Ø Produção de resumos / sínteses da matéria;
Ø Log (descrição) de desenvolvimento de projetos escolares;
Ø Aprendizagem colaborativa.
5.3. Para professores e alunos
Ø Conversações sobre assuntos iniciados em sala, e que podem ser aprofundados em Lista de discussão.
6. COMO DIVULGAR SEU BLOG
1. Coloque o endereço do seu blog na assinatura dos seus e-mails. Lembre-se de adicionar o http:// antes do endereço, por exemplo:
Irenita Terezinha
http://irenitaterezinha.blogspot.com
2. Cadastre o seu blog em ferramentas de pesquisa. Utilize SubmitForce para cadastrar seu site (blog) nas principais Search Engines internacionais;
3. Evite utilizar seu e-mail principal para cadastrar seu blog, pois várias search engines enviarão centenas de SPAM pra você, crie um e-mail diferente para isso;
4. Cadastre-se nos sites específicos para blogueiros, tais como:
Fórum Blogueiros: o fórum conta com um espaço destinado a divulgação de blogs;
Blogalize: é uma ferramenta para visitar mais de 2600 blogs em língua portuguesa;
BlogBlogs: o Índice brasileiro de blogs, fotologs e etc;
MyBlogLog: uma espécie de orkut de blogueiros;
Blogs.com.br: o ponto de encontro dos blogueiros do Brasil;
BlogTree: é uma ferramenta que monta a árvore genealógica dos blogs, cadastre-se e informe os blogs que inspiraram a criação do seu (seus 'blogs-pais');
Daypop: ferramenta que monitora weblogs e sites de notícias do mundo inteiro com o objetivo de prover um mecanismo de pesquisa para eventos atuais, ele também possui uma relação dos 40 endereços mais populares atualmente entre os blogueiros;
CalendaBlog: é um serviço onde você cadastra seu aniversário e do seu blog e fica sabendo os blogs que estão aniversariando a cada dia;
Blogarama: diretório de blogs por categorias;
Globe of blogs: um diretório de weblogs bem organizado;
Eatonweb portal: diretório de weblogs;
Blogwise: um diretório categorizado de blogs do mundo todo.
7. OS SISTEMAS DE BLOGS DISPONÍVEIS SÃO:
Weblogger (em português)
BliG (em português)
Pop Blog (em português)
Blog-se (em português)
Blogger.com.br (em português)
My 1 blog (em português)
Pitas (em inglês)
Diaryland (em inglês)
LiveJournal (em inglês)
The Open Diary (em inglês)
Xanga.com (em inglês)
Blog-City (em inglês)
Blog Studio (em inglês)
WebCrimson (em inglês)
Blogsome (em inglês)
WordPress (em inglês)
FONTES DE PESQUISA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/blog
http://ajuda.sapo.pt/comunicacao/blogs/geral/Para_que_serve_um_Blog_.html
http://dicasblogger.blogspot.com/2007/08/montando-seu-blog_31html