recadosparablogseorkut.com



Semana

MÚSICAS QUE GOSTO DE OUVIR...


ClicKut.com.br

SER PROFESSOR É...

100 Formas de mostrar às crianças que você se importa

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS

Tipos Textuais e Exemplos de Gêneros

Narrativo: Fábula,Charge

Descritivo: Relato , Pessoal, Poema

Dissertativo: Carta de Leitor, Carta de reclamação


Domínios sociais de Comunicação

Aspectos tipológicos

Capacidades de linguagem dominantes

Exemplos de Gêneros Escritos e Orais

Cultura literária ficcional

Narrar

Mimese da ação através da criação da intriga no domínio verossímil

Conto maravilhoso / Conto de fadas / Fábula / Lenda / Narrativa

de aventura / Narrativa de ficção científica / Narrativa de enigma

/ Narrativa mítica / Sketch ou história engraçada

Biografia romanceada / Novela fantástica

Conto / Crônica Literária / Adivinha / Piada

Documentação e memorização das ações humanas

Relatar

Representação pelo discurso de experiências vividas, situadas

no tempo

Relato de experiência vivida / Relato de uma viagem / Diário

íntimo / Testemunho / Anedota ou caso / Autobiografia /

Curriculum vitae /...

Notícia/ Reportagem / Crônica social / Crônica esportiva / ... /

Histórico/ Relato histórico / Ensaio ou perfil biográfico / Biografia

Discussão de problemas sociais controversos

Argumentar

Sustentação, refutação e negociação de tomada de posição

Textos de opinião / Diálogo argumentativo

Carta de Leitor / Carta de reclamação / Carta de solicitação /

Deliberação informal / Debate regrado / Assembléia / Discurso

de defesa (Advocacia) /Discurso de acusação (Advocacia)

Resenha crítica / Artigos de opinião ou assinados /Editorial / Ensaio

Transmissão e construção de saberes

Expor

Apresentação textual de diferentes formas dos saberes

Texto expositivo (em livro didático) / Exposição oral / Seminário

/ Conferência / Comunicação oral / Palestra / Entrevista de

especialista / Verbete / Artigo enciclopédico / Texto explicativo /

Tomada de notas / Resumo de textos expositivos e explicativos

/ Resenha

Relatório científico / Relatório oral de experiência

Instruções e prescrições

Descrever Ações

injuntivo

Regulação mútua de comportamento

Instruções de montagem/ Receita / Regulamento / Regras de jogo / Instruções de uso / Comandos diversos / Textos prescritivos

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

terça-feira, 18 de agosto de 2009

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO PARA PROFESSORES

Concurso Público para professores na Prefeitura do Município de São Paulo já está autorizado. Agora é esperar o EDITAL.

A Prefeitura de SP publicou no Diário Oficial da Cidade (DOC) desta terça-feira - 14/04/2009 –autorização para a realização de Concurso Público de ingresso para o provimento de 818 cargos vagos existentes e que vierem a vagar ou a ser criados.

Vale destacar que esta autorização depende da finalização do processo de escolha de vagas e da nomeação dos candidatos remanescentes dos últimos concursos para provimento dos cargos de professor titular de educação infantil e professor titular de ensino fundamental I.

Ofício nº 230/2009 (DOC de 14/04/2009, página 03)
DE 13 DE ABRIL DE 2009

Ofício nº 230/2009 - SME.G - Secretaria Municipal de Educação -
Pedido de autorização para realização de concurso público de ingresso para
provimento de 818 cargos vagos de professor de educação infantil e ensino
fundamental I.

I - Em face dos elementos contidos no presente, especialmente as justificativas e os elementos instrutórios apresentados pela Secretaria Municipal de Educação, às fls. 01/05, no sentido da necessidade de suprir o módulo desses profissionais para o regular funcionamento das unidades educacionais, bem como das manifestações favoráveis da Secretaria Municipal de Gestão (fls. 06/12), da Secretaria Municipal de Planejamento (fls. 13/16), da Secretaria Municipal de Finanças (fls. 17/21), no que concerne aos aspectos orçamentário e financeiro, que demonstram estar conforme as disposições do Decreto 50.372/09, e dos artigos 16, 17, 18 e 20 da Lei Complementar 101/2000, e considerando, ainda, o despacho proferido às fls. 22 pelo Núcleo de Programação Orçamentária e Financeira, AUTORIZO, observadas as formalidades legais e cautelas de estilo, a adoção das medidas tendentes à abertura de concurso público de ingresso ao preenchimento de 818 vagas existentes e os que vierem a vagar ou a ser criados, de professor de ensino infantil e fundamental I.

II - Considerando a existência de candidatos remanescentes dos últimos concursos para provimento de cargos de professor titular de educação infantil e professor titular de ensino fundamental I, transformados no cargo de professor de ensino infantil e fundamental I por força da edição da Lei nº 14.660/07, fica esta autorização condicionada à finalização do procedimento de escolha de vagas e nomeação dos mencionados candidatos remanescentes.

III - Deverão ser adotadas, por ocasião das nomeações dos candidatos aprovados no concurso público, objeto da presente autorização, medidas administrativas, em expediente próprio, para fins de atendimento às regras de execução orçamentária, bem como às determinações dos artigos 16 e 17 da Lei Complementar nº 101/2000.

Fonte: SINPEEM

domingo, 16 de agosto de 2009

ATIVIDADES SOBRE A GRIPE SUINA - PARTE III

ATIVIDADES SOBRE A GRIPE SUINA - PARTE II

ATIVIDADES SOBRE A GRIPE SUINA - PARTE I




OFICINA DE IDÉIAS

DOWNLOAD - ARQUIVO COM MAIS DE 30 PÁGINAS!!!

sábado, 1 de agosto de 2009

DICAS DE COMO SE TORNAR UM PROFESSOR DIGITAL

Aprenda a usar o computador em suas práticas pedagógicas para adquirir habilidades e competências de transformar informação em conhecimento.

http://irenitaterezinha.blogspot.com

1. LEIA E ENTENDA COMO FUNCIONA UM BLOG

O blog é um diário pessoal. Uma tribuna diária. Um espaço interativo. Um local para discussões políticas. Um canal com as últimas notícias. Um conjunto de links. Suas idéias. Mensagens para o mundo. O seu blog pode ter a forma que você quiser. Há milhões de blogs, de todos os tamanhos e formatos. Na verdade, não há regras. Dito de forma simples, o blog é um site onde você está sempre escrevendo coisas. As novidades aparecem na parte de cima, para que os visitantes vejam. Em seguida, os visitantes fazem comentários sobre a novidade, acrescentam um link, enviam e-mails, ou não.

Um Blog pode servir vários objetivos. É sempre uma forma do seu autor ou dos seus autores se expressarem, de publicarem o que querem ver publicado, e que provavelmente não se enquadraria em qualquer outro meio de comunicação. Pode servir para ter um diário pessoal online como ferramenta de comunicação entre pessoas com interesses comuns, pode servir para registrar o desenvolvimento de um determinado processo (uma gravidez, por exemplo) como também, pode servir para fazer ouvir uma voz (ou várias vozes) que não teriam a possibilidade de se expressarem em qualquer outro meio.

Desde o lançamento do Blogger, em 1999, os blogs redesenharam a Web, dinamizaram a política, sacudiram a imprensa e deram voz a milhões de pessoas.

Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão. Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitirá que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs. De uma certa forma, os blogs são CMS's (Content Management System) mais simples.

Um cuidado importante na criação do endereço do seu blog: Não utilize os caracteres [, ], _, +, &. Apesar de serem aceitos em alguns sistemas no momento do cadastro, eles podem não funcionar nos browsers de alguns usuários: já vi vários casos de blogs do tipo 'blog_fulano.blog.com.br' onde alguns acessam e outros não acessam, o problema é o símbolo '_' no endereço.

2. BLOGOSFERA: O MUNDO DOS BLOGS

A Blogosfera, segundo a Wikipedia, é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura. Outros termos em uso incluem "Blogtopia", "Bloguespaço", "Bloguiverso", "Blogsilvânia" e "Bloguistão".

O termo "blogosfera" pode ser qualificado. Pode-se falar da "blogosfera lusófona", da "blogosfera de esquerda" etc.

O conceito de blogosfera é importante para a compreensão dos blogs. Os blogs eles mesmos são, essencialmente, apenas o texto publicado dos pensamentos de um autor, enquanto a blogosfera é um fenômeno social.

3. COMPONENTES DE UM BLOG

Blogueiro (português brasileiro) ou bloguista (português europeu) ou ainda blogger são palavras utilizadas para designar aquele que escreve em blogues. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o que está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera. No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog (devido a semelhança da data 31.08 com a palavra blog), que se propõe a promover a descoberta de novos blogues e de novos blogueiros.

Os artigos são conhecidos também como "post", a forma substantiva do verbo "postar", refere-se a uma entrada de texto efetuada num weblog/blog. As postagens são organizadas tradicionalmente de forma cronologicamente inversa na página, de forma que as informações mais atualizadas aparecem primeiro, ou colocada ao contrário, a postagem mais antiga aparece em primeiro, sendo opção do blogueiro. Um artigo deve seguir a temática proposta pelo blog e, embora permita uma enorme liberdade opinativa, seu conteúdo está sujeito às mesmas regras legais de outras fontes, de modo que seu autor pode vir a ser responsabilizado juridicamente por aquilo que escreve. Atualmente, a maioria dos blogs é compatível com o recurso de inserção de imagens, vídeos, áudio nos artigos.

O comentário é um recurso característico dos blogs como uma possibilidade de interação do visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos postados.

4. BLOGS EDUCATIVOS

Segundo a Wikipedia, os blogues educativos ou edublogues são publicações (quase sempre ordenadas cronológicamente), que levam vantagem sobre as home pages pela facilidade de criação, manutenção e publicação, já que atualmente não é necessário nenhum conhecimento em programação para criá-los e atualizá-los.

Além disso, os edublogues permitem a publicação de idéias em tempo real e possibilitam a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada. Sua principal característica são os textos que podem ser lidos e comentados, abrangendo uma infinidade de assuntos: diários, notícias, poesias, músicas, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir, desde que dentro de um contexto educacional ou pedagógico.

Como num veloz arquivo eletrônico, ele permite a abordagem de diversos assuntos, aumentando a interatividade com os visitantes, que passam a constituir uma comunidade. Ampliam-se assim, as possibilidades de um diálogo com outras formas de saber entre as diferentes disciplinas do conhecimento escolar. Os blogs podem ajudar a construir redes sociais, redes de saberes ou mesmo comunidades de aprendizagem.

Na educação, os blogs são uma excelente ferramenta para publicação de idéias. Esses diários eletrônicos são uma ferramenta diferente, com potencial para reinventar o trabalho pedagógico.

Os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, bem como as demais atividades, podem ser registradas no blog, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons. Os blogs são usados com o objetivo de desenvolver o hábito de registro e para divulgar boas iniciativas. São estratégias que visam dar a palavra aos estudantes e desenvolver a sua criatividade.

Todo o processo, desde escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os objetivos do blog, pode ser feito coletivamente. Também é possível fazer do blog um jornal da turma.

Os blogs são um espaço privilegiado para a organização de aulas, oficinas, pesquisas, onde se pode sistematizar um assunto organizando-o de acordo com as necessidades específicas de um grupo (de alunos ou professores), constituindo um significativo processo de aprendizagem. A sua aplicação no cotidiano escolar pode ser na forma de blogs pessoais onde os alunos escrevem livremente, ou então, blogs voltados para os conteúdos abordados através da publicações de notícias, reportagem, pesquisas, histórias, debates ou através da criação de textos.

5. ALGUMAS JUSTIFICATIVAS PARA USAR BLOGS COMO ATIVIDADE DE ENSINO-APRENDIZAGEM

A web é uma ótima ferramenta para partilhar conhecimento;

*Escrever sobre algo implica reflexão e crítica, o que é fundamental no processo de ensino-aprendizagem;

*Desenvolver a habilidade de gerenciar informação;

*Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento;

*Evitar o trabalho redobrado do docente. Uma vez publicado você só precisa se aperfeiçoar;

*Desenvolver o espírito de colaboração (aprender a conviver);

*Aprender a aprender.

A utilização de blogs na educação possibilita o enriquecimento das aulas e projetos através da publicação e interação de idéias na Internet. Basta adequá-los aos objetivos educacionais, para que o conhecimento seja construído através da interação dos recursos informáticos e das capacidades individuais, criando um ambiente favorável para a aprendizagem.

5.1. Para professores

Ø Desenvolvimento de projetos escolares;

Ø Trabalhos Multidisciplinares;

Ø Produção de material instrucional;

Ø Outras atividades.

5.2. Para alunos

Ø Produção de resumos / sínteses da matéria;

Ø Log (descrição) de desenvolvimento de projetos escolares;

Ø Aprendizagem colaborativa.

5.3. Para professores e alunos

Ø Conversações sobre assuntos iniciados em sala, e que podem ser aprofundados em Lista de discussão.

6. COMO DIVULGAR SEU BLOG

1. Coloque o endereço do seu blog na assinatura dos seus e-mails. Lembre-se de adicionar o http:// antes do endereço, por exemplo:

Irenita Terezinha

http://irenitaterezinha.blogspot.com

2. Cadastre o seu blog em ferramentas de pesquisa. Utilize SubmitForce para cadastrar seu site (blog) nas principais Search Engines internacionais;

3. Evite utilizar seu e-mail principal para cadastrar seu blog, pois várias search engines enviarão centenas de SPAM pra você, crie um e-mail diferente para isso;
4. Cadastre-se nos sites específicos para blogueiros, tais como:

Fórum Blogueiros: o fórum conta com um espaço destinado a divulgação de blogs;

Blogalize: é uma ferramenta para visitar mais de 2600 blogs em língua portuguesa;

BlogBlogs: o Índice brasileiro de blogs, fotologs e etc;

MyBlogLog: uma espécie de orkut de blogueiros;

Blogs.com.br: o ponto de encontro dos blogueiros do Brasil;

BlogTree: é uma ferramenta que monta a árvore genealógica dos blogs, cadastre-se e informe os blogs que inspiraram a criação do seu (seus 'blogs-pais');

Daypop: ferramenta que monitora weblogs e sites de notícias do mundo inteiro com o objetivo de prover um mecanismo de pesquisa para eventos atuais, ele também possui uma relação dos 40 endereços mais populares atualmente entre os blogueiros;

CalendaBlog: é um serviço onde você cadastra seu aniversário e do seu blog e fica sabendo os blogs que estão aniversariando a cada dia;

Blogarama: diretório de blogs por categorias;

Globe of blogs: um diretório de weblogs bem organizado;

Eatonweb portal: diretório de weblogs;

Blogwise: um diretório categorizado de blogs do mundo todo.

7. OS SISTEMAS DE BLOGS DISPONÍVEIS SÃO:

Weblogger (em português)
BliG (em português)
Pop Blog (em português)
Blog-se (em português)
Blogger.com.br (em português)
My 1 blog (em português)
Pitas (em inglês)
Diaryland (em inglês)
LiveJournal (em inglês)
The Open Diary (em inglês)
Xanga.com (em inglês)
Blog-City (em inglês)
Blog Studio (em inglês)
WebCrimson (em inglês)
Blogsome
(em inglês)
WordPress (em inglês)

FONTES DE PESQUISA:

http://pt.wikipedia.org/wiki/blog

http://ajuda.sapo.pt/comunicacao/blogs/geral/Para_que_serve_um_Blog_.html

http://dicasblogger.blogspot.com/2007/08/montando-seu-blog_31html